Apistogrammas Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Experiência - incubação artificial - Apistogramma Hongsloi

2 participantes

Ir para baixo

Experiência - incubação artificial - Apistogramma Hongsloi Empty Experiência - incubação artificial - Apistogramma Hongsloi

Mensagem por Ricardo A. Silva Dom Jun 12, 2016 12:31 pm

Corria o ano de 2010, mais precisamente finais de Maio.

Um casal de Apistogrammas Hongsloi, colocava posturas atrás de posturas e alecrins nada...



Deixou-me pensativo, foi o facto do macho ser muito introvertido, mal passo perto do aquário, foge muito rápido, enquanto a fêmea até brinco com ela.

Então, pus-me a pensar como iria ter a certeza que o macho fertilizava os ovos e lembrei-me de uma situação, que aconteceu com Discus, em que eu queria tentar criacção artificial por serem apenas 11 alevins, mas proporcionou-se...

Então, meti mãos á obra.

Retirei cerca de 50 ovos, com a ajuda de um tubo de ar, cuidadosamente durante uns longos e angustiantes 35 minutos, com os braços pendurados dentro do aquário, drementes e já a desesperar.

Lá consegui então. Coloquei os ovos num taparuwere, 3 gotas de esha2000, uma pedra difusora muito fraca, e um termometro, para ver várias vezes ao dia a temperatura.


30 de Maio - retiro 50% dos ovos, cerca de 40/50 ovos

1 de Junho - nascimento de 28 alevins, iniciação de tpa's de 30 ml ( Com seringa ) de 3 em 3 horas.

3 de Junho, continuam 15 vivos a "rabear" cada vez mais e já se vão deslocando, em distâncias maiores.

4 de Junho, coloquei uma folha de Carvalho, que estava no fundo do aquário dos Progenitores, juntamente com o substrato, na esperança de que, assim que perderem o saco vitelino assegura-se alimento com micro-organismos.


Enquanto isso, os ovos que a fêmea guardava, desapareceram.

Ganhei 2 coisas, uma foi saber que o macho fertiliza os ovos, já podia deixar os pais ganharem a experiência necessária para levarem a postura até ao fim. A outra, bem... Ganhei a experiência da incubação artificial, dá trabalho e é engraçado como cada movimento nosso, é muito cuidadoso, como dos nossos filhos se tratasse.


Para além de que, ficamos com a experiência do que fazer neste tipo de incubação. Vingaram 9, ficam com 4 a crescer mas sei que dos outros que foram para outras casas houve um casal a tirar filhos.

Só tenho pena de não me ter lembrado mais cedo, para ter conseguido alecrins dos Apistogrammas Hippolytae...





Infelizmente, a única recordação que tenho do momento, é um pequeno vídeo da hora da eclosão.

https://www.youtube.com/watch?v=glU4c4qjCkI






Ricardo A. Silva
Ricardo A. Silva
Admin

Mensagens : 50
Data de inscrição : 03/06/2016
Idade : 39
Localização : Sintra - Rio de Mouro

https://forumapistogrammas.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Experiência - incubação artificial - Apistogramma Hongsloi Empty Re: Experiência - incubação artificial - Apistogramma Hongsloi

Mensagem por Yuny Dias Qua Jun 15, 2016 12:13 am

Grande experiência Ricardo. Sempre tive curiosidade dr fazer o mesmo. Por medo de stressar os pais nunca o fiz. No final dss contas perdi ss duas coisas . A experiência e os putos.

Por ser um processo que requer muitos cuidados e tempo poucos podemos aventurar Smile
Yuny Dias
Yuny Dias

Mensagens : 51
Data de inscrição : 04/06/2016
Idade : 32
Localização : Lisboa - Lumiar

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos